Quem foi Dom Franco



Fazer memória de uma pessoa querida e não esquecida, é vivenciar no dia-a-dia de nossa vida os valores que ela deixou. Dom Franco nasceu em 13 de setembro de 1941, na Itália. Foi consagrado sacerdote em Pádua no dia 26 de março de 1966. Formou em sociologia em 1971 pela universidade de Trento Itália.
Em 26 de fevereiro de 1972 chegou ao Brasil e após alguns meses no Rio de Janeiro para aprender a língua veio integrar a equipe de Padres em Pastos Bons, dedicou boa parte de seu tempo à comunidade de Nova Iorque. Em Pastos Bons foi professor, animador, missionário, amigo de todos e principalmente dos mais pobres. Em 1975 foi convidado por Dom Rino Carlese a ser vigário geral da Diocese de Balsas. De 1979 a 1985 trabalhou em Roma, como assistente geral na congregação dos combonianos. Retorna ao Brasil, e atua como formador no seminário de teologia na periferia São Paulo, acompanhando também as comunidades nas suas lutas. Foi superior dos missionários combonianos do Nordeste. Foi secretario executivo do conselho missionário nacional o COMINA e neste período colaborou na preparação do V Congresso missionário latino americano que aconteceu em Belo Horizonte em 1995.
No dia 22 de novembro de 1995 é nomeado bispo coadjutor de Balsas e ordenado bispo no dia 2 de março de 1996. Missão que assumiu com tanto cuidado e amor. Amor pela Igreja, sobretudo pela igreja de Balsas, amor pelo povo, pelos pobres, pelas lutas sociais. Como Bispo foi presidente do conselho indigenista missionário, o CIMI.
O recordamos como um grande defensor da vida, tanto que escolheu como lema de sua missão de bispo o mesmo lema da missão de Jesus: “Para que todos tenham vida”. Dom Franco se destacou na luta pelos últimos, pelos excluídos, pelos que tinham sua vida ameaçada, os pobres, os indígenas, as mulheres, os lavradores.
Dom Franco deixou muitas marcas: o sonho e o empenho de uma Igreja rede de comunidades, escreveu livros que fala de missão, criou o Projeto Missionário Além Fronteira que ainda hoje envia missionários para a África, estimulou a criação de entidades e movimentos populares para defesa da vida. Deixou muitas mensagens e reflexões bíblicas que ainda hoje ecoam em nossos ouvidos e nos ajudam a amar e sermos verdadeiros discípulos missionários de Jesus.
Dom Franco já não está entre nós, ele está no coração de Deus, mas seu testemunho de vida, sua prática missionária, seu amor pela vida e pelo povo nos impulsiona a caminhar confiantes.
Não fiquemos somente na saudade de um pastor amoroso e comprometido, fazer memória dele, mantê-lo vivo em nosso meio é procurarmos no dia-a-dia de nossa vida e missão viver todos seus ensinamentos, continuar nos empenhando para que seus sonhos e projetos se realizem em nossa diocese, a partir do lugar onde vivemos. Que seus sonhos e projeto se realizem a partir de nossa família, a partir de nossas comunidades, de nossas Paróquias.

 Nossa Diocese pôde contar com sua presença de Bom Pastor por bem 10 anos.
Agradeçamos a Deus por ter nos dado este privilegio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário